SEO: o que são backlinks e por que eles são relevantes?

Os links são um dos critérios mais importantes usados pelos algoritmos dos buscadores para classificar um site. O Google, por exemplo, interpreta um link de uma página A para uma página B como um reconhecimento da página A para a página B. Quando a página que dá esse “aval” é importante, isso ajuda a valorizar a página que recebe o aval. Os buscadores entendem que se essa indicação foi feita, é porque o conteúdo indicado é de qualidade.

No universo do SEO, esses links recebidos por um determinado site ou página na web são chamados backlinks. Portanto, backlinks são as conexões feitas entre sites na web. Além de, ser um fator de classificação no Google, um bom backlink é a principal maneira de criar autoridade de domínio, e assim, ampliar autoridade perante um público de interesse e um mercado. Quando alguém está navegando na web e vê vários outros sites com links apontando para um mesmo site, este site desenvolve autoridade em seu setor.

O simples fato de acrescentar autoridade ao domínio e ajudar no melhor rankeamento no Google, já proporciona mais um benefício ao site: o aumento de tráfego, uma vez que usuários de outros sites vão clicar nos links sugeridos e serão encaminhados para o site que recebeu a indicação. Isso é especialmente verdade se o contexto no qual o backlink for inserido estiver diretamente relacionado com o conteúdo do site indicado.

O que torna um backlink relevante para o SEO?

Não é qualquer backlink que tem a capacidade de gerar todos esses benefícios. Um link que influencia positivamente o rankeamento de uma página dentro dos mecanismos de pesquisa é um link relevante. De modo geral, um link relevante tem algumas características: ele vem de um site verificado; não possui o atributo nofollow anexado; vem de um site com autoridade de domínio e vem de um site de alta qualidade.
Por outro lado, um link de má qualidade, que vem de um site de baixa qualidade, com pouca autoridade de domínio e com pouco ou nenhum conteúdo original, não gerará benefício algum. Um site com muitos backlinks ruins pode até ser penalizado pelo Google.

Mas o que são esses conceitos todos?

Site Verificado

A verificação é o processo de comprovação de propriedade realizado pelo Google. Consiste em provar a propriedade de um site por alguém. É essencial para se ter acesso ao Google Search Console, ferramenta que mostra como o Google vê um site.

Autoridade do Domínio

É uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores Off Page (as estratégias de otimização realizadas fora das próprias páginas de um site), como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância, que cada um desses domínios possui. A autoridade de domínio do site é a soma de vários atributos: diversidade, qualidade e quantidade de links, menções em redes sociais, idade do domínio, volume de buscas pela marca. A autoridade do site é construída com a publicação de conteúdo de qualidade e uma estratégia de link building bem feita.

Link dofollow

São aqueles que permitem ao Google e a outros buscadores apontarem de volta para um site ou blog. Em contrapartida, links nofollow são inseridos mas não têm apontamento de volta. Eles não impulsionam o PageRank e tampouco ajudam numa melhor colocação nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP).

Site de qualidade

Um site é considerado de qualidade quando reúne atributos como utilidade (oferece conteúdo relevante), usabilidade (é fácil de usar, a navegação é rápida,  tem imagens otimizadas, evita recursos desnecessários e está apto a funcionar em vários browsers e dispositivos), é seguro e desperta interesse, seja pelo conteúdo, seja pelo design ou pela experiência que proporciona.

Construir estratégias de obtenção de backlinks é um trabalho fundamental na determinação de um bom posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Mas é um trabalho gradual que deve ser realizado continuamente e com obtenção de resultados ao longo do tempo. Que tal começar a pensar nisso já?

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