Marketing digital e o improviso das empresas nas redes sociais

Se você chegou até aqui é porque concorda com a afirmação do banner acima.

Meu nome é Ricardo Braga. Sou diretor da 140 Online, agência de marketing digital full service e achei interessante compartilhar algumas perguntas que recebo regularmente de proprietários de pequenas ou médias empresas, executivos de grandes empresas ou responsáveis pela área do marketing.

A maioria delas refere-se à produção de conteúdos e promoções nos perfis das Redes Sociais de marcas de negócio – e muitas reclamações. Listei abaixo as 12 perguntas mais constantes.

Vamos ver o lado positivo.

O digital abriu inúmeras possibilidades para todos, é uma mídia extremamente democrática e acessível.

Lá cabem todos: de adolescentes que viralizam com vídeos toscos e ideias mais toscas ainda a grandes marcas e anunciantes. É um mundo de encantamento: não há barreira de entrada, exceto ter acesso a um computador ou um celular e a Internet.

Com boas ideias e capacidade de produção, o céu é o limite. Você certamente já ouviu falar de cases de sucesso, pessoas e pequenas empresas que ficaram milionárias do dia para a noite.

O problema é que não ouviu falar de casos que não deram certo, e há aos milhões. “Por que eu não estou conseguindo, o que eu estou fazendo de errado?”, esta é a tônica.

Para todas as perguntas, arrisco uma resposta: ou você contrata uma agência de marketing digital como a 140 Online ou você investe na contratação de profissionais especializados. Em cada uma destas opções, não há almoço grátis.

As 12 perguntas do Marketing Digital

Pergunta 1

Por que a produção de conteúdos da minha empresa não reflete direito o que eu faço, já que eu designei uma estagiária que é super digital para este trabalho?

Existem ótimas estagiárias e elas podem participar sim do processo de marketing digital. No entanto, esta é uma atividade que deve ser designada para uma equipe especializada. Geralmente é formada por um estrategista, uma analista de Redes Sociais (também chamada de CM, de Community manager), de um criativo, de uma designer e de uma mídia performance.

Pergunta 2

Não estou gostando das artes dos posts, muitos delas são produzidos a partir do Canvas. Por que?

O Canvas é de fato uma ferramenta maravilhosa. Deve ser utilizada de maneira emergencial ou regular, para trabalhos mais simples ou automáticos. Aqueles que demandam mais personalização, devem ser realizados por designers que utilizam ferramentas poderosas geralmente do pacote Adobe (Photoshop, Ilustrator, InDesign etc.).

Pergunta 3

Por mais que eu me esforce eu não sei o que postar sobre o meu negócio. O que devo fazer?

Esta é uma pergunta importante. Bons consultores das agências são aqueles que sabem fazer as perguntas certas – as respostas saem naturalmente e devem ser afixadas para que todas as sigam. Um trabalho bem feito nas redes sociais deve transmitir os significados da marca.

Pergunta 4

Os posts da minha empresa são meio sem graça, sem criatividade. Como melhorar isso?

Criatividade é um processo. Há técnicas e metodologias que ajudam as equipes a explorar caminhos criativos. O resultado pode ser surpreendente.

Pergunta 5

Numa visão geral, parece que cada post tem um visual. O conjunto de posts da minha empresa não tem uma identidade visual, um guide. É possível ter uma unidade?

Sim! Os usuários devem reconhecer a sua marca sempre que a vem. As agências de full service como a 140 Online oferecem serviços de desenvolvimento de identidade visual, de criação de um KV-Key Visual.

Pergunta 6

A comunicação da minha empresa não é integrada. No off é uma, no digital é outra. Isso é ruim?

Claro que é! O usuário não gosta de se sentir desconfortável e identifica falta de organização quando há várias abordagens visuais. Demonstra descaso e pouca autoestima da liderança.

Pergunta 7

Num primeiro momento eu me entusiasmei e eu mesmo produzi os primeiros posts. O problema é que não tenho tempo e foco. Preciso de alguém para me ajudar nisso. Faz sentido eu terceirizar esta atividade?

É um dos caminhos (o outro é você estruturar uma equipe interna). Empresários e executivos precisam se dedicar ao seu negócio em tempo integral. A atividade de promoção – consultoria, estratégia e operação – funciona melhor quando é terceirizada para agências de marketing digital como a 140 Online.

Pergunta 8

Não conseguimos postar com regularidade. Tem semanas que lembramos e postamos duas ou três vezes. Depois esquecemos e ficamos um tempão sem postar nada. É importante postar sempre?

Sem dúvida! Regularidade é importante por uma série de motivos. Os usuários respeitam a seriedade e identificam consistência do negócio. Os robôs das plataformas identificam volume, o que ajuda no ranking.

Pergunta 9

Eu até entendo de digital. Aliás, ninguém conhece mais do meu negócio do que eu. Só que eu não tenho tempo. É possível alguém me substituir cobrando um preço mínimo?

Não, não é. Produção de conteúdo de qualidade tem o seu custo. É um custo de redatores, de designers, de CMs (Community managers). Avalie sempre: preço barato pode significar serviço ruim e sem personalização.

Pergunta 10

Eu até sei produzir conteúdos mas me embanano na hora de impulsionar no painel do Google ou do Facebook. Por que é tão difícil?

Parece fácil mas não é. Qualquer um pode impulsionar um post e as plataformas incentivam que todos anunciem (até porque vão ganhar mais dinheiro, né?). No entanto, há uma série de técnicas e necessidade de times para análise, testes, erros e acertos. Grandes empresas e até agências estruturam mesas de performance para configurar e acompanhar os investimentos.

Pergunta 11

Já tenho um site mas não sei como melhorá-lo ou produzir um blog integrado para melhorar o SEO. Vocês fazem isso?

As agências de marketing digital full service como a 140 Online produzem regularmente websites e blogs. Sabem o que funciona e o que não funciona e este tipo de aprendizado é muito importante e será bem aproveitado pelas empresas.

Pergunta 12

Quero vender na Internet mas o pessoal que produz conteúdo não sabe operar com marketing digital, fazer anúncios. Existe equipe integrada?

Sim, este é o modelo em que a 140 Online aposta porque é o que funciona. Todo o processo – da produção à promoção – funciona melhor quando está integrado em uma operação full service.

Assista a este vídeo e saiba como a 140 Online pode ajudar o seu negócio. Aqui.

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