O que é Marketing Digital

Marketing Digital, você sabe o que é isso? A evolução da tecnologia impactou todas as áreas de uma empresa e o marketing – tradicionalmente definido como o conjunto de atividades que uma empresa realiza com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver identidade e posicionamento de marca – não ficou de fora. Reunimos aqui no blog da 140 Online, agência full service de marketing digital, alguns conceitos e informações importantes para você ficar por dentro desta nova forma de promoção de produtos, serviços e marcas.

O marketing digital é a decorrência disso. Sem abrir mão da definição acima, o marketing pós impacto tecnológico pode ser definido como: o conjunto de atividades que uma empresa realiza com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver identidade e posicionamento de marca, no ecossistema digital.

O aumento de usuários de internet e a mudança na forma como esses usuários se comunicam entre si, fez as empresas repensarem a forma como alcançam seus consumidores e vendem seus produtos. A tecnologia digital também mudou a maneira como os consumidores se relacionam com o mercado, os produtos e as marcas. Assim, o marketing também ampliou seu campo de atuação, englobando no chamado Marketing Digital o conjunto de ações para se atingir os objetivos de marketing no e por meio do ambiente digital.

Vantagens do Marketing Digital

O marketing digital traz algumas vantagens em relação ao “tradicional”. Por exemplo, a possibilidade de interação direta com os clientes por meio dos canais de comunicação que o ambiente digital proporciona: sites, blogs, redes sociais, serviços de mensagens, e-mails, etc. A possibilidade de análise e mensuração de dados objetivos em tempo real é outra vantagem. A tecnologia permite o acompanhamento de métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI), o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o tráfego gerado em um site, entre outras. Nunca os resultados de ações de comunicação puderam ser medidos com tanta exatidão e tão rapidamente, possibilitando ajustes até em ações já ativadas.

Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de segmentação de público e das mensagens que lhe são direcionadas. Hoje o conteúdo é o elemento mais importante em qualquer estratégia de marketing digital para informar, atrair e converter uma audiência. E quanto mais adequado for o conteúdo para cada destinatário, melhor será o resultado final.

Planejamento: ele também é fundamental no marketing digital

Assim como no marketing “tradicional”, é fundamental fazer um planejamento estratégico para nortear todas as ações do marketing digital. Etapas como a análise da situação atual da marca, definição e conhecimento do seu público alvo, definição de objetivos, dos recursos, cronogramas e o monitoramento dos processos e resultados, continuam valendo nesse ambiente.

Um planejamento começa com a definição de objetivos, que podem ser de vários tipos: branding, vendas, tráfego, relacionamento ou conversão em vendas. É importante definir em um planejamento as métricas que serão consideradas parâmetros de sucesso (KPIs). Analisar os pontos de contato da marca com os clientes e qual é a jornada que ele segue até o momento da compra também faz parte das informações fundamentais nesse processo. É no planejamento também que são definidos os planos de ação para cada elemento do marketing digital definidos para um dado projeto.

Os elementos do marketing digital

Diversas frentes de atuação podem estar incluídas nesse planejamento, de acordo com os objetivos a serem alcançados. Uma estratégia de marketing digital pode incluir vários elementos do espectro digital. Os mais importantes a serem considerados são: o marketing de busca, em que se gera tráfego e visibilidade por meio da otimização dos mecanismos de busca. Ele pode ser implementado por esforços pagos (SEM – Search Engine Marketing) ou não pagos (SEO – Search Engine Optimization); o marketing de conteúdo, quando a estratégia é focada na criação e distribuição de conteúdo relevante como artigos, ebooks, posts, podcasts, etc); a estratégia de atuação nas redes sociais, que inclui a produção de conteúdo e também o planejamento de anúncios pagos nas redes; o inbound marketing, quando o objetivo é construir um relacionamento com o cliente; e o marketing de afiliados, quando terceiros promovem uma marca em troca de uma comissão.

Agora você já tem uma ideia inicial sobre o que é Marketing Digital. No blog da 140 Online, agência full service de marketing digital, você pode saber mais sobre cada aspecto apresentado nesse texto.

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