B2B nas redes sociais: tudo começa com um objetivo

B2B nas redes sociais. A sua marca é B2B e como dissemos no post anterior é relevante você estar nas mídias sociais pelo simples fato de que o seu público também está nas redes.

Portanto, a segunda pergunta que deve ser feita (já que a primeira foi respondida acima) é qual o objetivo de a sua empresa, que opera no segmento B2B, estar nas mídias sociais.

Reunimos aqui alguns dos objetivos mais constantes que ouvimos dos executivos que administram empresas desta área: 1) “queremos encontrar mais compradores, aumentar os leads”, 2) “divulgar o lançamento de novos produtos ou serviços”, 3) “promover e posicionar a marca”, 4) “criar situações que amplifiquem as relações comerciais entre as empresas” e, a mais importante, 5) “queremos que este canal nos ajude a gerar mais vendas”.

É um jogo de variáveis: para cada um dos objetivos deve-se ter uma estratégia clara. O que se pretende com este trabalho de presença digital e produção de conteúdo é estabelecer uma interação efetiva com o possível comprador de seus produtos e serviços. Valem aqui as regras do microtargeting, conjunto de práticas que influenciam e motivam seus compradores a olhar, interagir e decidir entrar em seu território (site, email, telefone ou mídias sociais), o chamado Inbound Marketing. Tanto que alguns especialistas na área nem chamam mais estas ações de B2B mas de B2P, business to person, tal deve ser o nível de personalização.

Uma vez definido qual será o objetivo é preciso escolher a estratégia de desenvolvimento das ações.

Neste momento serão estabelecidos não só o investimento necessário como também acertadas as métricas de análise dos resultados. Exemplo: se o objetivo é aumentar os leads será preciso planejar uma série de ações que permitam não só a análise dos resultados como também esclarecer qual será o custo das aquisições pretendidas. Ações em B2B, diferentemente do B2C, têm custos bem mais elevados até porque o volume de pessoas a serem conquistadas é bem menor.

É natural que assim seja. Este público- os buyers – é extremamente assediado, disputado. Os compradores não gostam de aparecer (ainda que esteja nas mídias sociais) e têm até uma certa aversão ao risco.

Que pessoas são essas, onde encontra-las? No próximo post vamos falar da importância de entender a “persona” deste público e listar algumas possibilidades de como chegar até eles.

Ricardo Braga, diretor da 140, agência de social media da Art Presse

 

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.