Nova paleta de tons de pele do Google (Alphabet)

A Alphabet (Google) anunciou o desenvolvimento de uma nova paleta de tons de pele, chamada Monk Skin Tone (MST) Scale, em parceria com o Dr. Ellis Monk, professor e sociólogo de Harvard. A nova paleta substitui o padrão Fitzpatrick e identifica 10 tipos de tons de pele. O objetivo é “melhorar a inclusão do tom de pele na tecnologia e ajudar o Google a progredir no compromisso com a equidade de imagem e melhorar a representação dos produtos”.

Do ponto de vista sociológico, a Alphabet entende que muitas pessoas se sentem “negligenciadas” quando os sistemas digitais, leia-se “tecnologia”, não conseguem representar os tons de pele exatos. A Alphabet anunciou no passado o modelo “Real Tone for Pixel” como primeira iniciativa.

De acordo com o Dr. Monk, “descobrimos em nossas pesquisas que muitas vezes as pessoas sentem que estão agrupadas em categorias raciais, mas há toda uma heterogeneidade nas categorias étnicas e raciais”. “Muitos métodos de categorização, incluindo escalas de tons de pele anteriores, não prestam atenção a essa diversidade. É aí que a falta de representação pode acontecer… precisamos ajustar a maneira como medimos as coisas, para que as pessoas se sintam representadas.”

Os tons de pele no Brasil

A 140 Online, agência de marketing digital, pesquisou o padrão Fitzpatrick. No Brasil, segundo a dermatologista Luciana Maluf (que cita o Censo de 2007), existem 144 tons de pele.

Ricardo Braga, diretor da 140 Online, agência de marketing digital, diz que a Alphabet poderia estender o estudo realizado pelo Dr. Monk no Brasil para evoluir também no aspecto da regionalização, o que poderia contribuir no aspecto da “equidade de imagens”..

Embora haja centenas de tons de pele, a SBDSociedade Brasileira de Dermatologia/RJ informa que há seis fototipos básicos:

Fototipo 1: extremamente branca. Este fototipo nunca se bronzeia, apenas se queima porque é extremamente sensível à radiação solar.

Fototipo 2: branca. Geralmente são loiros ou ruivos. No segundo, geralmente castanhos. É uma pele sensível ao sol, mas se bronzeia lentamente.

Fototipo 3: morena clara. Pele mais escura, possui uma certa resistência ao sol. A sensibilidade existe, mas este tipo de pele consegue se bronzear com certa facilidade. Sem proteção se queima facilmente.

Fototipo 4: média. Pele castanho claro, é mais resistente aos impactos dos raios UV e por isso bronzeia facilmente, queimando-se muito pouco.

Fototipo 5: morena escura. É a pele típica de pessoas negras claras. Raramente se queimam e ficam com um belo bronzeado.

Fototipo 6: negra. A pele negra é completamente pigmentada e possui uma proteção natural aos raios solares porque produz mais melanina.

Acompanhe as notícias do mundo digital aqui no blog da 140 Online, agência de marketing digital e de produção de contéudo!

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.