Mulheres: elas são especialistas e influenciadoras digitais

Mulheres. Porque tantas pessoas se interessam pelo mercado de produção de conteúdo para moda? Como se diferenciar em um mercado que parece tão saturado? Foram perguntas como essas, feitas por Adriana Papavero, Diretora Lectra América do Sul, empresa francesa que desenvolve tecnologia para a indústria da moda, que movimentaram esta quarta edição. Lilian Pacce, contou um pouco sobre sua transição da mídia tradicional para o meio digital e como se adaptar às diferentes plataformas disponíveis: “Eu faço o GNT Fashion há 17 anos e, por isso, já passei por muitas mudanças de formato. Hoje nós estamos mais focados nessa multiplataforma que vai além da televisão, temos o site, o blog, o Youtube, várias plataformas. Nossa busca é por um formato que caiba em todos esses lugares. Nessa temporada nós vamos ter o GNT Fashion para a televisão e uma versão especial para o Youtube.”

A influenciadora falou, ainda, sobre a repercussão de seu canal no Youtube junto aos Millennials. Ela contou que a primeira vez que entendeu como de fato estava atingindo essa geração foi ao ser abordada por um grupo de estudantes do colegial pedindo para tirar fotos e fazendo elogios ao seu canal. Ao questioná-los sobre o programa que apresenta no canal GNT a reação foi unânime, nenhum deles conhecia o GNT Fashion televisionado. “Foi assim que descobri que meu canal havia pegado, eu estava atingindo um público nativo da web, que não veio por intermédio da televisão.”

A segunda convidada para o diálogo foi Flávia Durante, fundadora do Pop Plus, um bazar de roupas voltado para o segmento de moda plus size que completa, em 2017, cinco anos e acontece quatro vezes por ano. Sobre o fato de ser uma influenciadora digital, Flávia disse que demorou para entender que tipo de influência exercia, que isso passou a ficar mais claro quando começou a receber mensagens de seguidores que não conhecia. “Eu fui me dar conta de que estava influenciando outras pessoas há pouco tempo, quando comecei a receber mensagens de outras mulheres, de 30 ou 40 anos, dizendo que sempre quiseram usar maiô no carnaval, mas tinham vergonha e que, agora, por minha causa, criaram coragem. Acho que o grande pagamento desse trabalho está aí.”

A criadora do Pop Plus aproveitou para falar sobre a dificuldade de relacionamento com marcas que não estão especificamente atuando no segmento plus size, “as pessoas têm essa ideia de que em um evento de moda para mulheres gordas, só deve ter anunciantes de produtos para mulheres gordas, mas nós usamos shampoo, batom, maquiagem, sapato… existe uma gama de produtos que nós usamos e que poderiam estar presentes em nossos eventos.”

Assista aos melhores momentos do evento no vídeo acima.

Gestores de marcas e os influenciadores

“Diálogos 140” é uma série de eventos sobre o movimento de produção de conteúdo surgido a partir das novas plataformas digitais. Regularmente influenciadores e marcas conhecidas em suas áreas serão convidadas para contar suas histórias e falar sobre seus modelos de negócios.

“Queremos contribuir para divulgar esta causa: qualquer pessoa que tenha uma boa ideia e uma câmera na mão pode amplificar a sua mensagem para milhões de pessoas, e ser dono de um canal, graças à distribuição de seu conteúdo em plataformas digitais. É o que chamamos de quinto poder, que se complementa e se soma à mídia tradicional. Ao invés de abordarmos este assunto do ponto de vista acadêmico e científico, entendemos mais interessante ouvir quem está desenvolvendo esta nova produção, de que forma, quais os conceitos e formatos e como estes influenciadores obtiveram relevância e audiência”, diz Ricardo Braga, diretor da 140, operação de Relações Públicas digitais da Art Presse.

“Para os gestores de marcas estes eventos podem ser importantes para ter um contato com este universo não só do ponto de vista de uma plataforma de mídia mas também entender o propósito e causa que movem estes influenciadores”, finaliza Ricardo.

A série Diálogos 140 é uma iniciativa da 140, agência digital e de mídias sociais da Art Presse, empresa de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, com o apoio da Tambor. A próxima edição do Diálogos 140 acontecerá na Unibes Cultural, no dia 25 de outubro, às 20h e terá como tema a produção de conteúdo digital voltado para o segmento de life style. Esperamos você lá.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.