Por Ricardo Braga, Art Presse
Muitos clientes, estudantes e jornalistas me perguntam sempre qual é a diferença entre assessoria de imprensa e Relações Públicas. O entendimento e a diferenciação destas disciplinas de comunicação são fundamentais para quem deseja fazer uso das melhores ferramentas de criação de imagem (“branding”).
O termo assessoria de imprensa entrou na moda do mundo empresarial nos anos 60, quando profissionais egressos de multinacionais americanas abriram escritórios dedicados a esta disciplina.
Tive a felicidade de conhecer dois desses profissionais, Reginaldo Finotti e Alaor Gomes, que abriram uma das primeiras empresas na área, a Unipress. Reginaldo e Alaor já eram experientes quando os conheci em uma associação, a Anece-Associação Nacional das Empresas de Comunicação Social, da qual fui um dos diretores na década de 90 (o presidente era o Mauro Wu), antes do surgimento da Abracom. Ambos haviam trabalhado no departamento de Relações Públicas da Volkswagen, empresa que de certa maneira fez escola na área.
Assessoria de imprensa é uma das atividades das Relações Públicas que é especializada no relacionamento com a imprensa. Até o surgimento da Internet, a assessoria de imprensa era a forma mais eficiente e poderosa para as marcas se comunicarem com seus consumidores. A lógica é simples: com informações qualificadas e inéditas, os assessores procuravam jornalistas da imprensa para apresentar conceitos, produtos e serviços inovadores (ou nem tão inovadores assim). Mediante a informação detalhada e bem explicada, os jornalistas publicavam (ou veiculavam) matérias sobre estes produtos que atingiam em cheio grupos de consumidores. Desta maneira, carros diferenciados, fraldas com gel, remédios inovadores e outros produtos chegavam a milhares de pessoas após passarem pelo filtro da imprensa, que tem credibilidade e leva informações em camadas segmentadas.
Steve Jobs, da Apple, era mestre no uso do RP (e de sua prima Assessoria de Imprensa) para o lançamento de produtos. O resultado de suas coletivas de imprensa era a publicação de milhares de matérias mundo afora e a manutenção de clientes fiéis por toda uma geração.
Relações Públicas é uma disciplina da comunicação especializada na interação com públicos, ou “stakeholders” como se convencionou chamá-los desde o início da era da governança corporativa – sistema de controle de processos de informações geradas nas grandes empresas que têm papéis negociados no mercado.
O mercado brasileiro ainda contrata assessoria de imprensa. Recomendo uma revisão neste conceito.