Rede social ou social media?

A garota Kim Phuc corre: Guerra do Vietnã

Rede social ou social media? Na semana passada, o Facebook protagonizou mais uma polêmica referente à sua política de censura de imagens. A rede social removeu, diversas vezes, a icônica foto da garota Kim Phuc, na Guerra do Vietnam, correndo nua após um ataque americano com napalm ao vilarejo de Trang Bang.

A partir daí voltou à cena o debate em relação ao fato de o Facebook não se ver como uma empresa de mídia.

Tudo começou quando um editor do jornal norueguês Aftenposten publicou a foto em seu perfil, que logo foi deletada pela rede social. Em uma segunda tentativa, o editor publicou a foto, agora acompanhada de um testemunho da própria Phuc, o que resultou no cancelamento de sua conta.

O editor chefe do jornal, Espen Egil Hansen, publicou, então, uma carta aberta endereçada a Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, criticando ferozmente a censura imposta pela rede social que é “desprovida de bom senso e fechada para discussão sobre qualquer decisão tomada”. Hansen descreve, ainda, Zuckerberg como o “editor mais poderoso do mundo” e é este ponto que tem sido levantado por profissionais de comunicação de todo o mundo: o Facebook deixou de ser apenas uma rede social onde compartilhamos fotos com amigos e familiares e é hoje, talvez, uma das mais poderosas ferramentas de comunicação da atualidade. Sendo assim não seria positivo que a rede social filtre imagens violentas ou perturbadoras?

O CEO da News Corporation, Rupert Murdoch, causou espanto há mais de 10 anos quando declarou que o Google era um “parasita da informação”, por não produzir uma vírgula sequer. A News Corporation é dona de vários jornais e revistas em todo o mundo, entre as publicações encontram-se o The Times, de Londres e o New York Post.

 

Afinal, o Facebook é “social media” ou “rede social”?

Em um evento na Universidade de Luiss, em Roma, Zuckerberg respondeu a um estudante que o Facebook é uma empresa de tecnologia e que “não se tornará uma empresa de mídia. Produzimos ferramentas, não criamos nenhum tipo de conteúdo”, disse.

No Brasil, historicamente a atividade de empresa jornalística é regulada pela constituição federal, nas leis (221 e 222, Capítulo V, artigos 220 a 224). Há uma série de regras: as empresas jornalísticas e de radiodifusão têm de ser controladas por brasileiros natos (ou naturalizados há mais de 10 anos), com pelo menos 70% do capital total, é permitida a participação acionária de empresas estrangeiras (em até 1/3 do capital) e devem observar uma série de princípios regulados pela lei 221.

Por trás desta discussão há uma perspectiva positiva. Após esta polêmica, é natural que os usuários da Internet procurem assinar serviços jornalísticos confiáveis. A atividade jornalística é essencialmente industrial, envolve uma série de profissionais que estão em diversos locais (no Congresso Nacional, em Brasília, nas cidades brasileiras, e de Nova York a Tóquio) que enviam seus relatos a outros profissionais baseados em redações, cujo trabalho reside justamente em filtrar o que é relevante ou não. A velocidade com que este processo ocorre infelizmente resulta muitas vezes em erros.

Algumas redes, conseguem agregar diversos fornecedores de conteúdo jornalístico. O Twitter, por exemplo, tem sido utilizado como um grande índice de notícias, uma vez que é possível reunir diversos títulos destas empresas. Mas é bom não confundir. As máquinas – os algoritmos – podem ser boas para agregar. Mas não são boas para fazer a curadoria. Quem faz isso bem, ou pelo menos com um mínimo de profissionalismo, você já sabe.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.