Dica 140: existe um horário certo para postar?

Dica 140: Saiba qual é o smelhor horário para postar!

Essa foi a pergunta feita pelo estudante de ciências aplicadas da Universidade de Waterloo, Baraa Hamodi. E também por todos aqueles que atuam na área de produção digital de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Para respondê-la, Baraa realizou um experimento que tomou como base de dados o Facebook e suas conexões na rede social. Seu objetivo era encontrar alguma relação entre o número de amigos on-line na rede social e o horário e dia da semana em que as medições fossem feitas.

Para isso, ele desenvolveu um software que fosse capaz de extrair da plataforma do Facebook o número de pessoas ligadas a ele que estivessem on-line a qualquer tempo. Software em mãos, Baraa passou duas semanas registrando o número de amigos on-line em suas contas do Facebook a cada 15 minutos. Os resultados encontrados foram divulgados no blog Optimizely, onde Baraa era estagiário na época.

Recolhidos os dados, o próximo passo foi comparar a primeira e a segunda semana. Desta forma, seria possível, mesmo que em um pequeno período de tempo, encontrar algum padrão. Então, Baraa decidiu comparar o número de usuários on-line em relação aos dias da semana. A linha azul corresponde aos números da primeira semana e a linha vermelha aos da segunda semana.

Os resultados foram consistentes e mostraram um comportamento bastante aproximado de seus amigos nas duas semanas em que a medição ocorreu, portanto, Baraa decidiu analisar os dados de maneira mais aprofundada, comparando a hora do dia e o número de usuários on-line.

RESULTADOS DA PRIMEIRA SEMANA

RESULTADOS DA SEGUNDA SEMANA

Baraa concluiu por meio destes padrões que o maior número de amigos online foi registrado na segunda-feira às 20h e o menor número de usuários on-line às 4h da manhã de domingo.

Além disso, os números registrados entre segunda e quinta-feira não apresentaram mudanças significativas e mostram os resultados mais altos comparados aos demais dias.

Em relação ao número médio, domingo teve uma performance 6% inferior da encontrada entre segundas e quintas-feiras. O único dia que obteve uma performance inferior à de domingo foi a sexta-feira, com resultados 9% inferiores ao de domingo.

Levando em consideração que os picos de acesso ao Facebook ocorrem no começo das noites de segundas, terças, quartas e quintas-feiras, em oposição às noites de sexta, sábado e domingo, que registraram um comportamento mais estável, Baraa afirma que o melhor horário para realizar posts nas redes sociais seria às 17h de segunda a quinta-feira. Desta maneira, os usuários que acessarem a rede nos horários de pico terão um material “novo e fresco” para a leitura e, mais importante, não estará em uma posição muito baixa nas atualizações da timeline.

Baraa ressalta, no entanto, que os dados foram coletados de um pequeno grupo, seus amigos do Facebook (cerca de 1.185 pessoas), e que eles podem variar em outros grupos sociais. Para driblar esse problema ele disponibilizou a ferramenta que desenvolveu para o estudo, que pode ser baixada e utilizada por qualquer um que queira realizar esta contagem.

 

Fonte:https://blog.optimizely.com/2015/07/08/how-to-find-the-best-time-to-post-on-facebook/

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.