A Amazon revolucionou o mercado de varejo em todo o mundo em um negócio que começou com o desafio lançado pelo fundador Jeff Bezos de tornar disponível, em menos de 60 segundos, mais de um milhão de livros em todo o mundo. A 140 Online, agência full service de produção de conteúdo e marketing digital, oferece o serviço de edição e publicação do livro na plataforma Kindle. A consultoria compreende o aconselhamento e curadoria editorial, seleção de temas e tópicos, estruturação editorial, criação da capa, revisão e publicação.
Ricardo Braga, diretor da 140 Online, disse que o mercado de eBooks dentro das empresas cresce cada vez mais porque todos veem valor em compartilhar dados, experiências e dicas. “Trata-se de uma estratégia de alcance, geração de leads, relacionamento e conversão de vendas poderosa”.
Ricardo Braga diz que existem vários pequenos ajustes que podem fazer toda a diferença no processo de edição como, por exemplo, fazer o download do livro em pdf, um dos vários recursos da plataforma. Há muitos outros também, que enriquecem a edição e a promoção do livro.
Conversei recentemente com o gerente-geral do Kindle no Brasil, Alexandre Munhoz (veja entrevista com ele, realizada pelo Jornal 140, aqui). Alexandre disse que para cada livro vendido pelo sistema KDP-Kindle Direct Publishing o autor consegue receber até 70% do valor pago pelo cliente.
– Depois ampliamos para novos modelos de consumo para continuar em nossa missão, como por exemplo Kindle Unlimited. O cliente que gosta de ler muito paga 19,90 por mês e terá acesso a mais de um milhão de livros em todo o mundo; em português são mais de 150 mil, complementa.
Alexandre Munhoz dá dicas essenciais como posicionar o livro de maneira correta:
1. Atenção para os meta-dados. O cadastro tem de ser muito bem feito, as informações do livro têm de ser claras, precisas e completas. Isto facilita a busca do livro na plataforma, a indexação do livro aumenta.
2. Revisão: é muito importante realizar uma boa revisão do livro a ser publicado antes e não hesite em procurar ajuda de um terceiro, que poder ser um colega ou um profissional treinado na área editorial.
3. Capa: a capa deve ser atrativa. A capa é a embalagem do produto e os clientes devem perceber o cuidado com este tipo de detalhe.
4. Divulgação: os casos de sucesso estão relacionados a autores que se preocupam com a promoção do livro. O autor muitas vezes tem uma comunidade que os seguem e isso acaba sendo importante para fazer a “roda girar” e aumento das vendas.
Como autopublicar um livro no Kindle por meio do KDP
Caso você mesmo queira autopublicar o livro, a 140 Online de maneira muito fácil por meio da ferramenta KDP-Kindle Direct Publishing.
1. Abra uma conta na Amazon. Se já tiver, é preciso entrar com o seu login (email)
2. Vá até a página da KDP: https://kdp.amazon.com/pt_BR/.
3. Entre com a sua conta da Amazon.
4. Vá para a página “Primeiros passos”. Neste campo, a Amazon apresenta tutoriais divididos em orientação passo a passo e aprenda sozinho. Há ainda mais informações em KDP University e perguntas frequentes. Siga as orientações.
5. No lado esquerdo da tela, você encontra os “tópicos” de ajuda.