A Superhuman traz um vídeo impressionante da Clone Robotics sobre a mão humanoide. A publicação especializada em humanoides diz que a startup é “promissora”, “que pode ter chegado mais perto do que qualquer outra” e que os resultados são “surpreendentemente realistas”.
A Clone Robotics vem se especializando no desenvolvimento de “mãos antropomórficas com 27 graus de liberdade, força e velocidade de preensão comparáveis às de um humano e os músculos artificiais mais duráveis do mundo”.
Mão humanoide: 34 “músculos”
A turma da Clone Robotics é humilde. Dizem no X que desenvolver uma mão “totalmente articulada, com força, velocidade e amplitude de movimento comparáveis às de um humano, é difícil e que torná-la incrivelmente durável é ainda mais desafiador”.
O pessoal da Superhuman lembra que a “mão humana é uma das estruturas mais complexas do corpo, abrigando mais de 34 músculos e mais de 100 ligamentos em uma estrutura relativamente pequena … e que engenheiros de robótica vêm tentando replicá-la (com pouco sucesso) há anos”.
A Clone Robotics alerta que a mão humanoide da demonstração do vídeo não possui os músculos flexores médios, mas mostra como o controlador neural das articulações interage com a mão do humanoide.
Veja o vídeo, aqui.

