Mudanças no algoritmo do Facebook. O objetivo da atualização, segundo comunicado da plataforma, é “combater os conteúdos não originais para proteger e valorizar os criadores”, ou seja, evitar que usuários mal intencionados roubem ideias dos creators.
O texto do comunicado vai além. Diz que o Facebook quer “tornar o Feed mais relevante e promover a divulgação de criadores autênticos, começando por eliminar conteúdos com spam”.
O Facebook informa que no primeiro semestre de 2025, 500.000 contas foram ”envolvidas em comportamentos de spam ou interação falsa”, com implicações que foram desde “medidas como despromoção dos comentários e a redução da distribuição dos seus conteúdos até à prevenção da monetização destas contas”.
Blog do Facebook
Além disso, foram eliminadas cerca de dez milhões de perfis que “usurpavam a identidade de grandes produtores de conteúdos”.
Em seu blog, o comunicado explica o que são conteúdos “originais” e compartilha o que seriam as melhores práticas como publicar conteúdos originais, faça edições criativas a partir de outros materiais, conte histórias com narrações “autênticas”, evite marcas d´água e utilize legendas de alta qualidade.
Curiosamente, o comunicado do Facebook – leia aqui – não menciona a questão de conteúdos (posts e imagens) criados por IA.

