Aqui na agência de marketing digital 140 Online ouvimos muito esta pergunta: qual é a diferença entre marketing digital, publicidade e propaganda?
As três são disciplinas da comunicação. O marketing digital é um conjunto de ações para atrair, engajar e converter clientes no ambiente online, que utilizam ferramentas como SEO, redes sociais, e-mail marketing e produção de conteúdo. O foco está na criação de valor e relacionamento com o público.
A publicidade é a ação paga dentro do marketing; busca promover produtos ou serviços por meio de anúncios em diferentes canais, como Google Ads e redes sociais. No marketing digital tem publicidade e é conhecida também como performance ou tráfego.
A propaganda tem um viés institucional e persuasivo. Costumamos dizer aqui na 140 que propaganda segue a lei da física – a propagação por ondas. O objetivo é fortalecer a imagem de uma marca ou disseminar ideias, podendo ou não estar ligada diretamente à venda de um produto.
Relações Públicas e Assessoria de Imprensa
A propaganda engloba a área de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e outros tipos de comunicação não paga. Enquanto a publicidade e a propaganda fazem parte do marketing, este é a estratégia maior que guia todas as ações para alcançar os objetivos do negócio.
Acreditamos aqui na 140 Online que se uma empresa deseja crescer no ambiente digital, precisa combinar esses três elementos de forma estratégica.
O marketing digital define o planejamento, a publicidade amplifica a mensagem e a propaganda constrói a reputação da marca. Entender essa diferença ajuda negócios a investirem de maneira mais eficiente na comunicação com seus públicos (stakeholders).

