As principais etapas da gestão de Redes Sociais
A agência de marketing digital 140 Online assume a terceirização da gestão das redes sociais das empresas a partir de um planejamento. Isso vai garantir que as ações estejam alinhadas com os objetivos da marca.
As principais etapas desse planejamento incluem:
Diagnóstico e Imersão na Marca
Briefing detalhado: nesta etapa, há um levantamento das informações sobre a empresa, mercado, concorrência, público-alvo e objetivos.
Análise de presença digital: avaliação das redes sociais já utilizadas, desempenho, engajamento e pontos de melhoria.
Benchmarking: pesquisa sobre concorrentes e tendências do setor para identificar oportunidades.
Definição de Estratégia
Escolha das redes sociais: determinação das plataformas mais adequadas ao público da empresa (Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, etc.).
Tom de voz e identidade visual (KV): definição da linguagem e elementos gráficos para garantir padronização.
Público-alvo e personas: criação ou refinamento das personas para segmentação de conteúdo e anúncios.
Planejamento de Conteúdo
Calendário editorial: etapa de criação de um cronograma com frequência de postagens, datas comemorativas e temas relevantes.
Tipos de conteúdo: definição de formatos (imagens, vídeos, carrosséis, reels, stories, textos, enquetes, etc.).
Planejamento de postagens patrocinadas: identificação de conteúdos estratégicos para impulsionamento e campanhas pagas.
Produção de Conteúdo
Criação de artes (criativos): design e edição de materiais visuais alinhados à identidade da marca. Podem ser posts estáticos, cards em carrossel, card animados ou vídeos.
Redação de legendas e roteiros: escrita de textos (copies) persuasivos, criativos e otimizados para engajamento.
Aprovação com o cliente: validação dos conteúdos antes da publicação.
Gestão e Monitoramento
Agendamento e publicação: o uso de ferramentas para programação automatizada de postagens nas redes sociais.
Interação com o público: respostas a comentários, mensagens diretas e menções para engajamento ativo.
Gerenciamento de crises: monitoramento de menções negativas e aplicação de estratégias para mitigar problemas. A 140 Online nasceu dentro da Art Presse, uma das mais tradicionais agências de Relações Públicas do Brasil e têm na comunicação a sua raiz.
Análise de Performance e Otimização
Relatórios e métricas: acompanhamento de indicadores como alcance, engajamento, crescimento de seguidores e conversões.
Ajustes estratégicos: revisão contínua do planejamento com base nos resultados para otimizar o desempenho.
Reuniões periódicas: alinhamento com o cliente para apresentação de resultados e sugestões de melhorias.