Sobre reputação empresarial

Sobre reputação empresarial

Você pensa que você é aquilo que você diz que é. Mas é mais do que isso. Você é aquilo que pensam e dizem sobre você. Mas quanto mais você fala sobre você, mais contribui a criar uma autoridade no mundo digital. Complicado? Hoje o assunto é reputação empresarial aqui no blog da 140.

Nos anos 2.000 um grande empresário nos procurou com uma preocupação: em todas as buscas no Google apareciam matérias negativas sobre ele. Ele dizia que era uma campanha de difamação contra ele, por motivos políticos (e era). A sua reputação empresarial estava péssima.

A primeira providência foi explicar como funcionava o algoritmo dos buscadores como o Google, a autoridade digital, o referenciamento por outros links (principalmente da mídia) e a questão da indexação. Em uma rápida análise, verificamos que ele enfrentava uma grande onda de indexação negativa ao mesmo passo que ele nada indexava.

A estratégia: desenvolvemos uma série de blogs contando a sua vida, suas visões de mundo, a construção de suas empresas.

Em pouco menos de três meses, em buscas do nome do empresário, já apareciam menções neutras (ou positivas) sobre ele, ao lado de diversos links de matérias difamatórias (a imprensa estava fazendo a sua parte, embora seguissem apenas a orientação de fontes poderosas). Em cerca de seis meses, com a regularidade de postagens e vários blogs semelhantes, podíamos ver um quase empate. A estratégia de indexação positiva funcionara.

Reputação empresarial é importante?

É claro que esse esforço funciona, mas uma reputação inflada por técnicas artificiais pode ruir quando confrontada com fatos. Só empreendemos esta estratégia porque estávamos certos da credibilidade e honestidade do empresário. Comunicação, assim como no Direito, é um instrumento de contra indexação.

Por que a reputação empresarial é importante? Hoje vivemos em um mundo guiado pelo compliance. Há uma expressão grega derivada do pensamento de Aristóteles – Ethos – que diz que mais importante não é o discurso ou enunciado filosófico.

O que vale é quem profere o discurso. Tem a ver com autoridade, credibilidade.

Veja o caso das equipes técnicas dos bancos: recorrem à pesquisa de redes sociais e currículo Lattes de empresários que buscam empréstimos antes de concedê-los.

Reputação empresarial é tudo hoje em dia.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info