No universo do marketing digital, produzir conteúdo de qualidade é essencial para atrair, engajar e converter clientes. Entre as estratégias de conteúdo muito utilizadas está o guest post – prática que, quando bem planejada, fortalece a autoridade da empresa, marca ou autor, amplia o alcance e contribui para o SEO.
Mas o que é um guest post, ou “post convidado”? Trata-se de um conteúdo publicado em um site ou blog, mas produzido por um autor convidado. Por exemplo, um consultor especializado em IA produz um artigo sobre agentes inteligentes para ser publicado em um portal especializado em TI.
Nesse exemplo, o guest post do autor convidado contribui com um conteúdo relevante para o público do portal parceiro e, em troca, ganha visibilidade, autoridade e, muitas vezes, links de qualidade direcionando para o seu próprio site.
Essa é uma estratégia de marketing de conteúdo que visa gerar tráfego de referência, aumentar o reconhecimento do autor (que pode ser um especialista, uma empresa, uma marca), construir autoridade em um determinado nicho e fortalecer o link building (estratégia de obtenção de links – os backlinks – em outros sites que direcionam para o site do autor convidado).
Esse tipo de estratégia pode dar muito certo se o conteúdo seguir algumas condições: for original e o tema relevante, útil e de interesse para o site parceiro e sua audiência. Ou seja, o guest post não deve ser usado apenas como uma “troca de links”, mas sim como parte de uma estratégia de conteúdo consistente.
Quando não usar o guest post
E por que isso? A estratégia de guest post pode ser vista pelo Google como spam, quando o único objetivo é criar backlinks.
Nesse caso, torna-se uma prática que pode impactar negativamente a classificação de um site e até penalizá-lo na pesquisa do Google.
O buscador considera que a técnica de guest post é ruim quando a troca de links ou criação de páginas de parceiros tem o objetivo único de gerar links cruzados. Ou seja, quando se restringir a uma simples estratégia de link building. Mas se o guest post tiver o objetivo de alcançar novos públicos e entregar valor real para o público do site parceiro, não há problema.
Portanto, quando usado da forma correta, o guest post traz benefícios, já que o conteúdo resolve problemas reais da audiência e engaja leitores. Aí sim, ocorre o aumento de autoridade, na medida em que o autor passa a ser visto como fonte confiável de informação. Ocorre a geração de tráfego qualificado para o autor do conteúdo, já que alcança leitores que se interessam pelo tema e têm maior propensão a clicar nos links para explorar mais detalhes.
O guest post melhora o SEO, pois links em sites relevantes contribuem para que o site terceiro ganhe posicionamento nos mecanismos de busca. Além disso, tende a criar uma aproximação do autor do conteúdo com influenciadores, empresas e especialistas do setor, abrindo portas para futuras colaborações, gerando uma expansão do networking. Tudo isso sem riscos de penalizações pelo Google.
Então, resumindo, guest posting é uma colaboração entre blogs ou sites que pode ser muito vantajosa para ambos os lados, quando realizada com foco na qualidade e no interesse da audiência. Deve levar em consideração algumas boas práticas, como a escolha de sites alinhados ao segmento do autor e com boa reputação; entrega de qualidade ao público anfitrião que inclui conteúdo original, útil e bem estruturado; e, muito importante, evitar o exagero na inclusão de links.

