Que tipo de conteúdo está bombando nas redes sociais? As novelas curtas, ou mininovelas (ou web séries) cairam no gosto dos brasileiros. É só entrar em apps como TikTok, Kwai e mesmo o Instagram para perceber a mudança.
As mininovelas são adaptações dramáticas e têm até 15 minutos de duração. As mininovelas conquistaram os brasileiros ao se espalharem por TikTok, Kwai e Instagram.
Entre fevereiro e abril de 2022, durante a fase de testes do TeleKwai, surgiram mais de 10 mil vídeos que somaram 3,2 bilhões de visualizações no Brasil, segundo o Kwai.
Alguns fatores explicam esse boom. Primeiro, óbvio, as pessoas amam uma tela de TV, celular, computador e o que for. Elas consomem este tipo de conteúdo rápido de entretenimento no trânsito, no transporte coletivo, em casa e até no trabalho.
O formato tem apelo e traz histórias com ritmo acelerado e clímax imediato que mantêm o espectador grudado até o fim.
Há um investimento agressivo em marketing digital — os primeiros episódios chegam de graça e usam cortes chamativos, hashtags e desafios virais para fisgar o público. O baixo custo das produções permite escalar o volume de lançamentos e variedades de conteúdo.
Celebridades nas redes sociais
A familiaridade temática com a dramaturgia tradicional ajuda na transição: temas como amor, traição e vingança ecoam bem nesse novo espaço. Adicionalmente há a participação de celebridades e produtoras já conhecidas no formato por outras mídias (como a Globo ou o Porta dos Fundos) que reforçam a confiança dos espectadores em apostar nessa nova forma narrativa.
O impacto também ultrapassou as redes sociais: em abril de 2024, a Oi Fibra lançou uma mininovela em parceria com o Porta dos Fundos, o que evidencia que grandes marcas apostam no formato.
Até as grandes plataformas de streaming se renderam ao formato. No México, a Netflix investiu em uma mininovela musical chamada “Qué Drama”.
As tramas mais frequentes seguem uma linha melodramática tradicional — mas condensada. O espectador encontra com frequência temas como amor não correspondido, traição, vingança, conflitos familiares e reviravoltas surpreendentes com pitadas de moral ou humor — muitas vezes exageradas ao ponto do absurdo.

