Só se fala em AI e no mais popular dos sistemas – o ChatGPT. Mas entre ChatGPT e Google 51% dos usuários ainda preferem o Google quando o assunto é confiança, segundo estudo da Onelittleweb (e divulgado pelo Social Media Today).
O site comparou as buscas por IA generativa com os resultados do Google. Isso se deve, segundo ao Onelittleweb, por causa da possibilidade de verificar múltiplas fontes, links diretos e datas, enquanto as respostas por IA muitas vezes omitem essas informações essenciais.
Nos buscadores tradicionais, o usuário tem autonomia para comparar diferentes pontos de vista e acessar diretamente os sites de origem. Já nos chatbots de AI como o ChatGPT, a resposta aparece como uma síntese final — muitas vezes sem indicar onde ou quando aquele conteúdo foi publicado. Isso compromete a rastreabilidade e torna o erro mais difícil de aparecer, principalmente por quem busca respostas rápidas.
Conclusão: confiança exige contexto
A inteligência artificial está moldando o futuro das buscas, mas ainda depende de parâmetros éticos, transparência e supervisão humana para atingir um padrão de confiança ideal. Enquanto isso, a combinação entre chatbots de AI e mecanismos de busca tradicionais ainda é a estratégia mais segura. Afinal, quando se trata de informação, a velocidade não pode substituir a precisão.

