Novo modelo de negócios, o Dr. Consulta Online IA

Dr. Consulta Online IA

Imagine ter médicos a sua disposição, analisando sua saúde e prontos para diagnosticar, prescrever ou encaminhar seu caso, a qualquer hora e de graça – uma espécie de Dr. Consulta Online IA?

Esse novo modelo de negócios – de atendimento médico inicial baseado em Inteligência Artificial (IA) – é uma evolução natural, considerando o número crescente de pessoas que estão consultando assistentes de IA, como o Chat GPT, sobre saúde, e muitas vezes obtendo informações médicas úteis (veja post aqui no blog da 140).

É isso que a empresa Lotus Health AI acaba de anunciar (fonte: newsletter Superhuman). A startup captou US$ 35 milhões para criar atendimento médico inicial baseado em IA.

Consulta online AI: custos

A operação é música para os ouvidos dos administradores de saúde privada: elimina gargalos administrativos, aumenta a produtividade dos médicos e reduz o custo de saúde.

Segundo a empresa, a plataforma viabiliza atendimento médico real — incluindo diagnósticos, prescrições e encaminhamentos para especialistas — com todas as decisões finais revisadas por médicos certificados, formados por instituições como Stanford, Harvard e UCSF.

Incrivelmente, o serviço inicial é gratuito, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, está disponível em 50 idiomas e é licenciado em todos os 50 estados dos Estados Unidos. A empresa informa que os futuros modelos de negócio incluirão conteúdo patrocinado ou assinaturas, mas o foco inicial permanece inteiramente no desenvolvimento de produtos e na atração de pacientes, em vez da geração de receita.

Em essência, a Lotus desenvolveu um médico de IA que funciona como um consultório médico real, com licença para operar em todos os 50 estados dos EUA, seguro contra negligência médica, sistemas compatíveis com a HIPAA e acesso completo aos registros dos pacientes.

Médico IA

O principal diferencial é que a maior parte do trabalho é feita por IA, que é treinada para fazer as mesmas perguntas que um médico faria.

Sendo os modelos de IA passíveis de erros (ou “alucinações”), a empresa sempre submete os diagnósticos finais, os pedidos de exames laboratoriais e as prescrições médicas a médicos humanos certificados de instituições de saúde renomadas, como Stanford, Harvard e UCSF.

O plano de tratamento do modelo de IA da Lotus segue uma síntese das pesquisas mais recentes baseadas em evidências com o histórico do paciente e as respostas clínicas. A empresa reconhece as limitações do atendimento virtual.

Para problemas de saúde urgentes, a Lotus encaminha os pacientes para o centro de atendimento de urgência ou pronto-socorro mais próximo.

E se o caso exigir um exame físico, a plataforma encaminha o paciente para um médico presencial.

Em um cenário em que os médicos de cuidados primários são escassos, a Lotus afirma que consegue atender 10 vezes mais pacientes do que uma clínica tradicional, mesmo quando a clínica limita cada consulta a 15 minutos.

Quer saber mais? Veja o site aqui.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info