A 140 Online acaba de lançar a Plataforma ABE que ajuda pacientes que têm epilepsia de difícil controle a encontrar neurologistas voltados a estes cuidados.
A plataforma é uma iniciativa da ABE-Associação Brasileira de Epilepsia que promove o entendimento geral das epilepsias, dissemina conhecimento, fornece subsídios para o melhor entendimento médico e social das epilepsias e divulga conhecimentos à população em geral.
A plataforma atende a uma demanda da comunidade. Em uma pesquisa realizada pela ABE ao final de 2024, 98% das mães pediram indicação de especialistas em terapias adjuvantes como dieta cetogênica, Terapia VNS, canabidiol e cirurgia ressectiva.
Epilepsia de difícil controle
Em um encontro promovido pela ABE sobre Epilepsias Raras, muitas mães reclamaram da falta de informação. Segundo elas, o acesso mais rápido a médicos especializados ajudaria a abreviar a “odisséia diagnóstica” (tempo para ter o diagnóstico correto).
A demora em ter um diagnóstico preciso acarreta não só a piora da qualidade de vida das crianças que têm epilepsia de difícil controle (refratárias) como também causa agravamento do quadro.
A plataforma vem ao encontro à missão da ABE, que é promover o entendimento geral das epilepsias, disseminar conhecimento, fornecer subsídios para o melhor entendimento médico e social das epilepsias e divulgar conhecimentos à população em geral.
Como é a Plataforma ABE
A plataforma ABE é um aplicativo web, que roda em qualquer dispositivo móvel (celular e tablet) que tenha acesso à Internet, embora também seja acessível via computador (desktop). Para acessá-la é necessário que a mãe ou familiar tenha acesso a um link na web.
Apoio da LBE
A plataforma da ABE traz uma lista de neurologistas associados à LBE (Liga Brasileira de Epilepsia) voltados para o cuidado de pessoas com epilepsia de dificil controle (farmaco-resistente). A LBE é a entidade que reúne os médicos especializados em epilepsia.
A plataforma ABE foi desenvolvida pela WebMed, tem gestão da 140 Online e apoio da LivaNova.

