Mais uma vez abordamos aqui no blog da 140 Online a importância dos backlinks. Quem trabalha com marketing digital sabe que este recurso é relevante para plataformas de ecommerce que precisam aumentar rapidamente a sua visibilidade digital. Nesse contexto, construir autoridade é uma etapa importante. E os backlinks podem ajudar muito nisso.
Primeiro, vamos à terminologia. Ela faz toda a diferença no mundo digital. O certo seria designar backlink simplesmente como links de outros sites apontando para o seu (inbound link), enquanto os “links de saída” (outbound) são links do seu site apontando para outros domínios externos. Mas o fato é que o termo “backlink” acabou se tornando um genérico para hiperlink.
Em uma estratégia de backlinks, um primeiro ponto a considerar é que as redes sociais não gostam dos links da saída. A ordem é: quanto mais usuários logados, maior será o controle e melhor será o entendimento sobre personalidade, gostos e hábitos de consumo e comportamento desses usuários.
Backlinks e as redes sociais
A Meta, controladora do Instagram, permite backlinks no feed do Facebook, mas não libera seu uso no feed do Instagram (exceção para os Stories). O LinkedIn permite, embora recomende-se colocar os backlinks nos comentários para evitar que a plataforma limite o alcance da publicação (sim, eles fazem isso).
A lógica é a seguinte: por que estimular que o usuário saia do ambiente controlado da rede social e vá para outro domínio?
Outro ponto a ser observado na construção de uma estratégia de backlinks, é que o mundo digital é o mundo das grandezas. Quanto mais backlinks apontam para o seu domínio, maior será a sua autoridade e relevância para os crawlers porque assim é que se estruturam os algoritmos de busca.
Mas além da quantidade, há também a questão da qualidade dos links. o apontamento de sites que têm relevância no mundo digital confere mais autoridade do que o apontamento de dezenas de sites que não têm.
Por isso, ao considerar estruturar uma estratégia de backlinks para aumentar a autoridade do seu domínio, leve em conta a combinação de quantidade mais a qualidade dos backlinks. E também a visão das redes sociais sobre esse recurso.

