Grupos no WhatsApp: 13 dicas para não cometer erros

Grupos no WhatsApp 13 dicas para não cometer erros

Os grupos no Whatsapp viraram febre no Brasil. O modelo “grupo” tornou-se extremamente útil, principalmente para quem o usa como ferramenta de trabalho. No entanto, alguns membros acabam cometendo alguns erros. Os especialistas da 140 reuniram algumas dicas e boas práticas para participar desses grupos.

Foco

Muitos usuários ainda não compreendem a importância de manter o foco nas discussões relacionadas ao trabalho. Quando membros entram em debates sobre temas paralelos, o objetivo inicial da comunicação se perde. Essas discussões podem gerar desconforto e distração, prejudicando a dinâmica da equipe. As conversas devem se restringir a temas pertinentes ao trabalho, promovendo um espaço onde todos se sintam à vontade para contribuir de maneira construtiva.

Grupos no WhatsApp: é público ou privado?

Você é o único responsável pelo que fala ou proclama. Se você participa de um grupo no WhatsApp, tudo o que disser poderá se tornar público. Ou seja, é zero privacidade. Pense sempre que os seus comentários – que podem ter viés opinativo, preconceituoso ou polêmico – podem vazar. Além do conteúdo do que você diz, ou escreve, preste atenção na maneira “como” você diz. Depois que a polêmica foi lançada, prepare-se para a gestão de crise decorrente do estrago causado por sua mensagem infeliz.

Tom

Trate todos os membros com respeito, evite ataques pessoais ou comentários depreciativos.

Linguagem

Seja claro e objetivo nos grupos de WhatsApp. Evite jargões excessivos (mas se você participa de grupos técnicos, tudo bem) e comunique-se de forma que todos possam entender facilmente. Revise o português (vale lembrar que é possível editar depois de publicado).

Horário

Diferentemente dos emails, que são menos invasivos, as mensagens do Whatsapp ocorrem em tempo real. Quem já não recebeu uma mensagem na madrugada com um comentário “nada a ver” de um membro? A tentação de interagir é grande, mas recomendamos responder apenas se for uma emergência.

Urgência

Outra vez: os serviços de mensageria (como o Whatsapp) são síncronos. Vale sempre a pergunta antes de enviar uma mensagem em horários não comerciais: é urgente? Se não for urgente, não seria melhor enviar a mensagem por email ou no dia seguinte? Reflita se há realmente necessidade do envio naquele momento ou dia.

Tamanho

Mensagens longas e pouco objetivas, desviam a atenção dos membros e frustram quem tem pouco tempo. O importante nos grupos é respeitar a paciência alheia. Recomendamos mensagens concisas; evite informações desnecessárias. O objetivo é agregar valor à conversa e facilitar o avanço dos projetos.

Quando interagir?

Outro aspecto importante diz respeito à maneira como os membros iniciam diálogos dentro do grupo. Iniciar uma discussão polêmica ou provocar debate sem aviso prévio pode criar um ambiente hostil. Antes de lançar um debate, é importante avaliar se o tema é apropriado e se todos estão dispostos a participar.

Pressão para interagir?

E quando você participa de um grupo no WhatsApp que é muito ativo, surge uma polêmica, com discussões calorosas e você é instado a dar a sua opinião, o que fazer? Nestas horas, vale a máxima do bom senso: não conte até 10, conte até 1.000. Reflita sobre vários pontos de vista antes de qualquer manifestação. Podem lhe acusar de estar em cima do muro, mas é sempre bom se perguntar se questões complexas podem ser equacionadas em tão pouco espaço e de maneira telegráfica.

Nossa recomendação: mais do que oferecer respostas ou caminhos, faça sempre as perguntas certas e liste possibilidades, com sugestões que ajudem a resolver problemas. Caso contrário, silencie-se ou diga que ainda não tem uma opinião formada sobre o assunto naquele momento e que vai refletir melhor. Não será em um grupo de Whatsapp que questões complexas serão resolvidas.

Compartilhamentos

Você recebe no grupo de trabalho, na 6ª-feira às 24h, um meme fofinho com a mensagem de “bom final de semana com muita luz e fé”. Mais uma vez: ainda que haja uma boa intenção por trás desse gesto, não envie mensagens em cadeia ou spam. O grupo é para mensagens relevantes e não para correntes ou propagandas.

Privacidade

Nunca compartilhe números de telefone ou informações pessoais de membros sem a permissão deles.

Áudios

Evite enviar áudios longos ou em série nos grupos de WhatsApp, especialmente em ambientes profissionais. Diferente da mensagem de texto, o áudio exige atenção total do ouvinte, não permite uma leitura rápida e dificulta a busca de informações específicas. Além disso, os membros do grupo podem estar em reuniões, locais públicos ou outras situações em que não é possível ouvir a mensagem naquele momento. Para facilitar, o WhatsApp manda agora transcrições do áudio para texto (embora a transcrição seja repleta de erros)

Correções em público

Corrigir um colega diretamente no grupo pode gerar constrangimento, desgaste de relacionamento e criar um ambiente “defensivo”. Mesmo que a intenção seja positiva, a exposição pública tende a ser interpretada como crítica ou desvalorização. Em muitos casos, uma mensagem privada é mais adequada, respeitosa e eficaz.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info