A OpenAI acaba de lançar o seu relatório 2025, o “The state of enterprise AI”. A OpenAI recolheu os dados das empresas anonimamente, além de pesquisar a adoção da ferramenta por 100 grandes empresas. O objetivo principal do estudo é reunir evidências que fornecem uma visão fundamentada de como a IA está sendo implementada nas empresas atualmente.
De acordo com o comunicado da OpenAI (veja abaixo o link), mais de 1 milhão de clientes corporativos já utilizam as ferramentas da OpenAI.
O relatório diz que a história das tecnologias de uso geral — de máquinas a vapor a semicondutores — mostra que um valor econômico significativo é criado depois que as empresas traduzem as capacidades subjacentes em casos de uso escaláveis.
Ainda segundo a OpenAI, a IA empresarial parece estar entrando nessa fase, já que muitas das maiores e mais complexas organizações do mundo estão começando a usar a IA como infraestrutura central.
Os principais insights do estudo são os seguintes:
Mais empresas usam IA
O uso corporativo está escalando, com uma integração mais profunda do fluxo de trabalho. O volume de mensagens do ChatGPT cresceu 8 vezes e o consumo de tokens de raciocínio da API por organização aumentou 320 vezes ano a ano, demonstrando que mais empresas estão usando IA e a intensidade de seu uso aumentou.
Impacto na produtividade
As empresas que utilizam IA estão experimentando um impacto mensurável na produtividade e nos negócios. Usuários corporativos relatam economizar de 40 a 60 minutos por dia e conseguir concluir novas tarefas técnicas, como análise de dados e programação
IA: crescimento global
O crescimento corporativo é global e está se acelerando rapidamente em todos os setores. Nos últimos seis meses, a adoção internacional aumentou consideravelmente, à medida que organizações em todo o mundo aprofundam o uso de IA, complementando o forte impulso contínuo nos EUA.
Nos últimos 12 meses, o segmento de médias empresas cresceu mais de 6 vezes, com o setor de tecnologia liderando o ranking com um crescimento de 11 vezes.
IA: empresas líderes e retardatárias
Uma lacuna crescente está surgindo entre líderes e retardatários. Os trabalhadores da vanguarda estão enviando 6 vezes mais mensagens e as empresas da vanguarda estão enviando 2 vezes mais mensagens por usuário do que a média das empresas. Há uma lacuna substancial na probabilidade de utilização das ferramentas de IA mais capazes atualmente, apesar da ampla disponibilidade dessas ferramentas. Os modelos são capazes de muito mais do que a maioria das organizações incorporou aos fluxos de trabalho, e isso representa uma oportunidade para as empresas.
Olhando para o futuro, a próxima fase da IA empresarial será moldada por um desempenho mais robusto em tarefas economicamente valiosas, uma melhor compreensão do contexto organizacional e uma mudança de paradigma: de solicitar resultados aos modelos para delegar fluxos de trabalho complexos e com várias etapas.
À medida que essas capacidades amadurecem, há uma tendência que as organizações não apenas melhorem a eficiência, mas também descubram novas maneiras de atender os clientes e agregar valor.
Clique aqui para acessar o relatório da OpenAI.

