As pessoas e as marcas estão nas redes sociais para se exibir (porque a mídia exibe), para informar (e se informar), para interagir, para descobrir e se promover. No entanto, todos estão em busca da prova social.
Em marketing digital, “prova social” é uma estratégia psicológica e de persuasão que consiste em mostrar evidências de que outras pessoas já confiam, usam ou aprovam um produto, serviço ou marca — o que aumenta a credibilidade e reduz a percepção de risco na decisão de compra.
Em RP, chamamos este fenômeno de endosso de um terceiro – third party endorsment – e é a base da reputação. É quando as pessoas imputam algo a você.
Em outras palavras: as pessoas tendem a confiar mais em algo quando veem que outras pessoas também confiam.
Tipos mais comuns de prova social:
Depoimentos e avaliações de clientes, comentários positivos em sites, redes sociais ou e-commerces;
Números e estatísticas (tipo“Mais de 10.000 clientes satisfeitos” ou “5 estrelas no Google Reviews”);
Estudos de caso como histórias reais de sucesso com clientes ou parceiros;
Análises/comentário de especialistas ou influenciadores, ou seja, autoridade de terceiros reforçando a reputação da marca;
Selos e certificações: prêmios, reconhecimentos ou certificações oficiais e
User generated content (UGC): publicações espontâneas de consumidores nas redes sociais (já falamos sobre isso aqui em outro artigo no blog da 140).
Prova social: funciona?
Por que funciona? Porque a prova social explora um princípio psicológico básico: a “validade social”.
Quando não sabemos exatamente o que escolher, nos guiamos pelo comportamento de outros. Isso vale especialmente no ambiente digital, onde não há contato físico direto com o produto ou vendedor.

