Sobre reputação social

Reputação social

O ex-CEO da empresa de tecnologia Astronomer, Andy Byron, e a diretora de RH da empresa, Kristin Cabot, em Boston, viram a sua reputação social destruída após serem flagrados abraçados no show do Coldplay. A repercussão começou no digital e avançou no mundo “real”. Há diferença?

No mundo hiperconectado, onde a velocidade da informação dita narrativas, saber diferenciar esses conceitos não é apenas questão semântica. É questão de sobrevivência. Não, não há nenhuma diferença – ambas se retroalimentam.

Reputação social: proximidade conta

A reputação social se constrói no contato direto, na proximidade, na memória coletiva e na confiança interpessoal (o jeito de falar, se vestir, locais que você frequenta etc.

É a forma como vizinhos, colegas de trabalho, amigos, conhecidos, familiares ou membros de uma comunidade percebem alguém. Não depende de algoritmos nem de estratégias de indexação, mas sim de convivência, experiências pessoais e boca a boca.

Já a reputação digital funciona como um canhão, que amplifica o alcance de suas ações e palavras.

Reputação digital: canhão

A reputação digital nasce e se espalha em ambientes online — redes sociais, buscadores, fóruns e sites de notícias. Constrói-se com base em conteúdo publicado, comentários de usuários, notas na imprensa e técnicas de referenciamento (SEO, backlinks, indexação positiva).

Diferente da reputação social, a digital tem escala – e que escala!: uma crítica publicada em uma rede social pode alcançar milhares em segundos. Um elogio pode transformar um desconhecido em influenciador. Um gesto como o do casal que começa este artigo da 140. A lógica é menos sobre proximidade e mais sobre alcance e velocidade.

Como dissemos, apesar de distintas, reputação social e reputação digital se retroalimentam.

Do círculo social para o digital: vazamento

Um episódio no círculo social, por exemplo, pode vazar para o digital. Por exemplo, um vídeo amador de uma situação cotidiana pode viralizar e afetar a imagem de alguém nacionalmente.

O contrário também ocorre: críticas ou elogios em plataformas digitais podem chegar ao círculo social e modificar a forma como vizinhos, amigos ou colegas enxergam a pessoa.

No fundo, a reputação social garante a base da confiança — construída no contato humano — enquanto a reputação digital amplia ou distorce essa percepção em escala global. Quem entende essa dinâmica enxerga que não existe mais fronteira clara entre os dois mundos.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info