Link na bio do Instagram: ajuda ou atrapalha?

Link na bio Instagram

Ter o link na bio do Instagram virou quase que um item obrigatório em perfis de empresas. Mas o boato de que ter o link na bio poderia restringir o alcance das publicações fez com que o chefe do Instagram, Adam Mosseri, se manifestasse pela primeira vez.

O boato até que tem algum fundamento. Todo mundo sabe que as plataformas de redes sociais odeiam links externos, aqueles que fazem com que o usuário saia do aplicativo e vá para outros sites.

O que mais vale é o “watch time” – o tempo dispendido pelo usuário no app, correspondente à famosa “audiência” da TV – e não estimular a perda de audiência e consequente perda de dados.

Para piorar esta percepção, “várias pessoas notaram uma redução no alcance de postagens que incluem esse termo e realizaram seus próprios experimentos para comprovar isso”, segundo Andrew Hutchinson, do Social Media Today.

Instagram se manifesta

Mosseri então (veja aqui) dedicou “um segundo para desmascarar um mito que ouço com frequência  … Este é que se você disser ‘link na bio’, isso diminuirá seu alcance. Isso não é verdade. Você pode dizer ‘link na bio’, pois isso não afetará seu alcance de forma alguma. Adicionar ‘link na bio’ pode ser muito útil. Eu faço isso o tempo todo, então sinta-se à vontade para fazer isso o quanto quiser.”

O fato é que ter um link na bio do Instagram é importante para quem usa a plataforma com fins profissionais, comerciais ou de influência. A bio é um dos únicos espaços clicáveis no Instagram e é fundamental para direcionar o público para ações que importam (como visitar sites proprietários, loja, portfólio ou canal de atendimento).

Gestores de redes sociais sabem que este recurso gera conversão (leva o usuário a tomar ações fora do Instagram como comprar, assinar ou conversar); organiza a presença digital da marca; centraliza vários links num só local; profissionaliza a conta; facilita a jornada do cliente; reduz atrito entre o interesse e a ação e aproveita o tráfego.

Dicas: o que colocar no link da bio

Link direto (o nome do seu site, por exemplo) ou um agregador de links como Linktree, Beacons, Carrd ou o próprio Instagram Notes/Links. Exemplos do que incluir: 1) seu site principal, 2) loja online / e-commerce, 3) link direto para o WhatsApp, 4) link de inscrição em eventos ou cursos, 5) último vídeo, podcast ou artigo, 6) área de portfólio ou CV digital e 7) cupom ou oferta especial (para quem tem uma loja ou vende serviços).

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info