O jornal PropMark traz matéria especial sobre novidades na indústria da TV e streaming, os canais FAST. A chamada de capa informa que “canais fast criam vitrine para marcas e reinventam modelo de TV”.
FAST é acrônimo do inglês “Free Ad-Supported Streaming Television”. São canais de TV linear que transmitem programação ao vivo com distribuição no streaming. A receita destes canais vêm da publicidade e não do percentual da assinatura das plataformas como Netflix, Amazon Prime Video ou GloboPlay.
É como no ditado popular: quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas. A chegada do streaming há alguns anos prometia trazer uma “revolução” no modo das pessoas assistirem à TV. O canais FAST são gratuitos mas em muitos casos é preciso pagar uma assinatura de um provedor de streaming, além é claro, da assinatura de um provedor de banda larga.
Streaming e TV por assinatura
O streaming veio como uma opção à TV por assinatura, embora também funcione no modelo por assinatura mensal, mas trazia mais flexibilidade para assinar ou cancelar (já que não oferece provimento de acesso) e não trazia anúncios durante a programação.
Os canais FAST, segundo o PropMark, “ganham escala e se posicionam como uma nova frente estratégica para marcas, veículos e plataformas como Samsung TV Plus, TCL Channel, Jovem Pan, UOL, Times Brasil e Caras TV” … e traz recursos interativos, segmentaçãode audiência e possibilidades técnicas ampliadas “. Vale a leitura do especial do PropMark.

