Analytics do YouTube agora mais acessível

Analytics do YouTube

O YouTube anunciou mudanças importantes no Modo Avançado do YouTube Analytics. Segundo a plataforma, o objetivo é facilitar o acesso a informações relevantes para um público mais amplo — não apenas para especialistas das agências de marketing digital.

Os números do YouTube no Brasil impressionam: são 144 milhões de usuários segundo o DataReportal/Goggle Ads, sendo 2 milhões de criadores como KondZilla, Luccas Neto, Felipe Neto, Whindersson Nunes e Enaldinho.

Mas muitos creators não sabem como utilizar o modo avançado do Analytics.

Segundo o YouTube, a reformulação inclui melhorias na navegação, novas opções de comparação e a possibilidade de salvar relatórios personalizados: “o novo design foi pensado com simplicidade em mente, tornando a ferramenta mais intuitiva tanto para iniciantes quanto para usuários experientes.

Uma das principais novidades é a adição de uma barra lateral à esquerda, que permite selecionar e filtrar métricas com mais precisão. Entre os filtros disponíveis, estão localização geográfica, tipo de conteúdo e fonte de receita”.

YouTube: seletor de métricas

O painel também passou a incluir um seletor de métricas, que possibilita ativar ou desativar diversos indicadores simultaneamente. Outro destaque é a nova função de busca por título de vídeo, além da opção de ordenar os conteúdos por duração e data de publicação.

Agora, o usuário pode salvar relatórios importantes, como o de “Fonte de Tráfego”, para acessos frequentes.

Também é possível consultar relatórios específicos das primeiras 24 horas de um vídeo, bem como os chamados “Momentos Principais”, que mostram os trechos de maior engajamento ao longo da exibição.

As mudanças (veja o vídeo explicativo aqui) têm como objetivo ampliar o uso das análises avançadas e ajudar criadores a extrair mais valor dos dados oferecidos pela plataforma. “Mesmo que as métricas não sejam novas, pode valer a pena revisitá-las com essa nova visualização”, destaca Andrew Hutchinson, do Social Media Today.

O YouTube diz que as atualizações passam a valer nas próximas semanas. A conferir.

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Mais Info