O Google Labs acaba de lançar um novo experimento de IA chamado Portraits.
Segundo informações do blog do Google (aqui), Portraits permite que se interaja conversacionalmente com representações de IA de especialistas confiáveis, criadas em parceria com os próprios especialistas.
Isso mesmo: imagine você acessar o perfil do dr. Dráusio Varella e fazer uma pergunta relacionada a alguma doença. Um dr. Dráusio Varella AI responderá a sua pergunta como se fosse ele. Importante: as informações originais são extraídas do próprio perfil do dr. Dráusio.
O primeiro Portrait apresenta Kim Scott, autora do best-seller “Radical Candor”, e oferece coaching com tecnologia de IA, inspirado em seus renomados princípios de comunicação e liderança.
Segundo o Google será possível ter acesso direto às orientações de Kim para lidar com situações difíceis no ambiente de trabalho ou praticar conversas complexas.
Para isso é necessário fazer as perguntas (prompt) e o Portrait usará as capacidades de compreensão e raciocínio da Gemini para gerar uma resposta relevante e perspicaz.
Portraits: especialistas confiáveis
O Google Labs diz que os Portraits “são únicos porque estão diretamente vinculados a especialistas confiáveis do mundo real que contribuíram com seu próprio conhecimento e suas vozes.
A base é o conteúdo autêntico do criador, o que garante que as conversas permaneçam focadas em suas áreas específicas de especialização”.
O Google diz que realizou testes extensivos e implementações de mecanismos de feedback do usuário para identificar e abordar proativamente possíveis cenários problemáticos.
O Portraits por enquanto está disponível somente nos EUA para usuários com 18 anos ou mais.
Acesse aqui o Portraits para experimentar o Retrato de Kim Scott ou preencha o formulário para fazer parte do experimento.

